quinta-feira, 10 de março de 2016

Projeto PAC - Entidade para proteção social a crianças e adolescentes

PROJETO PAC


rosane-chene-projeto-pac
Presidente: Rosane Luciane Chene (Gestora de Inteligência Protheus na TOTVS).
O PAC é uma entidade que tem como função principal a proteção social a crianças/adolescente de vulnerabilidade e risco, assegurando espaços de referência para relações de afetividade e autoridade que garantam sociabilidade e convivência em grupo, garantindo a ampliação de seu universo de trocas culturais, o acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida cidadã.
Tem como propósito fortalecer a postura humana e os valores aprendidos: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante da esperança e reinserção familiar.
kellt-christine-projeto-pac
1ª. Tesoureira: Kelly Christine B. do V. Lopes (Coordena o IOS — Instituto da Oportunidade Social).
Se você quiser conhecer um  pouco mais sobre nossos projetos marque uma visita, teremos o enorme prazer em recebe-los.
Você também pode nos ajudar a fazer diferença na vida dessas crianças sendo um de nossos padrinhos ou madrinhas.
Nosso objetivo é proporcionar às crianças um espaço de convivência; fortalecimento de vínculos; reconhecimento de regras; valorização da diversidade cultural; respeito a si próprio e aos outros; valorização a ética de justiça e cidadania; estímulo a criatividade; fortalecimento da coordenação motora, autoconhecimento, entre outros.
Interessados em ajudar, encaminhar e-mail para:pac@projetopac.org.br 
Modelo PAC
A gestão da Casa do PAC acredita que o bom desenvolvimento de todo ser humano e a manutenção da auto-estima está relacionado ao desenvolvimento das sete saúdes básicas: Intelectual, física, espiritual, familiar, social, profissional e financeira. E é com base neste conceito que se criou o modelo de atendimento para as crianças e adolescentes abrigados :
• Saúde Intelectual: Todas as crianças em idade escolar vão para a escola, bem como os adolescentes. Frequentam aulas de reforço de português e matemática, aulas de inglês e participam de eventos sócio-educativos promovidos pelo Centro Esportivo da região, como salas de leitura e aulas de informática básica no Telecentro.
Através de grupos de voluntários, frequentam atividades culturais como teatro, cinema, visitas ao zoológico, Instituto Butantã, estação ciência, entre outros.
marcos-projeto-pac1 (1)
Vice-Presidente: Marcos César Pires Gomes (Líder de Projetos na Fábrica de Software TOTVS).
• Saúde Física: Todas as crianças e adolescentes estão em acompanhamento médico no AMA Pirituba, através do Programa “Médico da Família” na cidade de São Paulo. Frequentam também o dentista e alguns frequentam profissionais específicos, como fonoaudiólogos e psiquiatras.
Todas as crianças acima de quatro anos e adolescentes participam de sessões semanais de acompanhamento psicológico, frequentam o Centro Esportivo da região e aula semanal de Jiu-Jitsu, onde aprendem sobre respeito, disciplina e trabalho em grupo. A prática de esportes é uma ferramenta capaz de promover mudanças relacionadas com a injustiça, a exclusão e a vulnerabilidade social.
E todos os adolescentes, quando são abrigados e são fumantes, recebem orientação e, se necessário, tratamento médico para deixar o vício. É proibido fumar na Casa do PAC.
• Saúde Espiritual: A Casa do PAC não impõe uma religião aos abrigados, e sim, disponibiliza o acesso a algumas oportunidades religiosas: acesso a igreja católica através do curso de catecismo para adolescentes e acesso a igreja evangélica da região, através de um grupo de voluntários que realiza doações mensais de alimentos e leva algumas crianças e adolescentes aos encontros evangélicos. Todos os abrigados aprendem a rezar e são incentivados a realizar as orações ao acordar, durante as refeições e antes de dormir.
• Saúde Familiar: A Casa do PAC estimula a convivência familiar e comunitária, seja através dos próprios familiares das crianças e adolescentes abrigados, quando estes possuem autorização da Vara da Infância e Juventude para realizar visitas, ou através de famílias voluntárias que frequentam mensalmente a Casa do PAC e promovem festas, passeios, viagens, visitas e conversas, principalmente aos finais de semana e datas comemorativas.
• Saúde Social: Através de uma moradia digna, boa alimentação, vestuário, higiene, segurança pessoal, acompanhamento constante da saúde física, desenvolvimento pessoal e intelectual, liberdade e convívio familiar e comunitário, a Casa do PAC tem como foco constante a promoção do bem estar e desenvolvimento da auto-estima de todas as crianças e adolescentes abrigados.
• Saúde Profissional: A partir dos 14 anos de idade, os adolescentes começam a frequentar cursos profissionalizantes, preparando-os para a maioridade, quando, a partir dos 18 anos completos, deverão promover a própria sustentabilidade. A Casa do PAC também busca vagas de estágio e primeiro emprego para os adolescentes iniciarem suas atividades profissionais a partir dos 16 anos completos, realizando inclusive o acompanhamento do desempenho profissional do abrigado junto ao empregador.
• Saúde Financeira: Quando o adolescente conquista o seu primeiro emprego, a Casa do PAC abre para este adolescente um conta poupança, onde ele deve guardar mensalmente 50% do seu salário. Esta poupança tem como objetivo proporcionar a sustentabilidade dele próprio, quando se tornar adulto. Os outros 50% são direcionados para gastos individuais, sempre com acompanhamento e orientação da Casa do PAC.
 Interessados em ajudar, encaminhar e-mail para: pac@projetopac.org.br
 PAC – PROJETOS AMIGOS DAS CRIANÇAS / CNPJ: 08.620.672/0001-01
Banco Itaú / Agência 1024 / Conta 48077-2 – Banco do Brasil / Agência 6804-7 / Conta 2695-6
CCA-Centro para Crianças e Adolescentes
Rua Canelinha, 63 Jd Maristela – Cep: 05159-430 – São Paulo/SP
Fones: 11 3902.6728 / 3902.7151

Nenhum comentário:

Postar um comentário