quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A gastronomia brasileira



Da região Norte para todo o Brasil: filé com melado de tucupi
 tucupi

A gastronomia brasileira costuma ser elogiada em todo o mundo, principalmente por conta de suas iguarias. O Tucupi, caldo fermentado que é extraído da mandioca brava descascada e ralada, é uma delas. Símbolo da cozinha do Norte, vai bem uma com variedade enorme de pratos, complementa receitas e agrega sabor. A iguaria amazônica tem conquistado paladares em todo o Brasil e no mundo!
Que tal aprender uma deliciosa receita de Filé com melado de tucupi e farofa de beiju e explorar o sabor ímpar do caldo? Além desse prato, a plataforma Academia da Carne Friboi traz outras opções de receitas com Tucupi. Acesse e confira!

Filé com melado de tucupi e farofa de beiju
Serve: 4 pessoas
Nível: Iniciante
Tempo de preparo: 45 minutos
Corte: Filé mignon
Corte alternativo: Contrafilé
Ingredientes
1 kg de filé mignon
1 litro de tucupi temperado
6 colheres de sopa de açúcar
80 gramas de goma de tapioca
300 gramas de biju de farinha de mandioca
160 gramas de manteiga (metade para fritar os filés e a outra metade para farofa)
Sal a gosto
Modo de preparo
Corte o filé em 4 partes de mais ou menos 250 gramas cada; tempere com sal e leve em uma frigideira bem quente com manteiga.  Deixe fritar até que ele esteja no ponto desejado. Em uma panela, coloque o tucupi temperado e deixe ferver. Acrescentar o açúcar e esperar caramelizar por 5 minutos. Adicione a goma e deixe cozinhar até chegar no ponto de caramelo. Quebre bem os beijus até que fiquem como uma farinha.  Coloque em uma frigideira a parte da manteiga e a farinha de beiju e deixe torrar. Acrescente o restante da manteiga e prove o sal.
Montagem
Coloque o melado de tucupi no fundo, o filé e jogue a farofa por cima. Finalize com cebolinha.
Receita da chef Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, Belém (PA). 

Sobre a Friboi
Com quase meio século de tradição, a Friboi é a marca líder em carne bovina no Brasil. Após três anos de um amplo trabalho de divulgação e ações de marketing, a marca promoveu uma grande mudança no setor, que até então era tido como commodity. AFriboi é hoje reconhecida espontaneamente por 80% dos brasileiros por oferecer produtos de confiança, com garantia de origem e rigorosos processos de qualidade. Com o objetivo de munir o consumidor com informações sobre o universo da carne, a marca criou aAcademia da Carne Friboi, uma plataforma de brand content com a assinatura de conteúdo da Globo, que reúne dicas, cursos e receitas para ampliar o repertório de todos os brasileiros. O projeto tem três embaixadores de peso: a apresentadora Ana Maria Braga e os chefs Olivier Anquier e Guga Rocha, e conta ainda com parceiros como os chefs Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Mônica Rangel e Carla Pernambuco, para citar alguns.

mm
Uiara Zagolin
Colunista Social, Tradutora, Escritora e Designer de Joias

Nenhum comentário:

Postar um comentário