sexta-feira, 21 de agosto de 2015

João Paulo Farkas é destaque na 9ª SP-Arte/Foto

João Paulo Farkas é destaque na 9ª SP-Arte/Foto


JOÃO PAULO FARKAS PARTICIPA DA 9ª SP-ARTE/FOTO
Fotógrafo representado no evento pela galeria Marcelo Guarnieri também fará palestra no seminário ‘TALKS/Foto: Reflexões’ no dia 21/8
SvrL_LyPixdH0q2rrg6NZ1PTseyGalEiwQQa1XSUi-I
Garimpeiro, Serra Pelada. Pará, c. 1989. Foto: João Paulo Farkas
Pela segunda vez, João Paulo Farkas expõe sua obra na 9ª edição da SP-Arte/Foto – Feira de Fotografia de São Paulo, que acontece de 20 a 23 de agosto, no Shopping JK Iguatemi. Representado pela Galeria Marcelo Guarnieri, Farkas é o único fotógrafo entre os convidados especiais do seminário promovido pela revista ARTE!Brasileiros, “TALKS/Foto: Reflexões”, que compõe a programação do evento. Os debates que acontecem durante a SP-Arte/Foto contarão com a presença da curadora de fotografia do Museu de Arte Moderna (MoMA), Sarah Meister, e do coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, Sergio Burgi.
Farkas apresentará no dia 21 de agosto (sexta-feira), das 18h30 às 20h, o documentário Visões Amazônicas, seu novo projeto com depoimentos de Pedro Martinelli, Claudia Andujar e Edu Simões. A mesa ainda tem participação da antropóloga e curadora Georgia Quintas e mediação da jornalista, crítica e professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Libero, Simonetta Persichetti.
No mesmo dia da palestra, a Galeria Marcelo Guarnieri organizará em seu stand uma mostra individual com doze originais de João Paulo Farkas das regiões da Amazônia e de Trancoso. “Como meu trabalho é essencialmente colorido, o que as pessoas mais gostam é viajar em imagens fortes de cores poderosas. Seja nas paisagens, seja nos retratos”, analisa sobre a preferência do público em relação ao seu trabalho e o critério de seleção para o evento. Durante a SP-Arte/Foto, colecionadores de arte poderão encontrar obras como “Garimpeiro”, “Jovem kaiapó” e “Menino coloca fogo em mata derrubada”, registradas entre 1989 e 1990 no estado do Pará e integrantes da exposição “Amazônia Ocupada”, em cartaz no SESC Bom Retiro até 1 de novembro. 
JOÃO PAULO FARKAS
João Paulo Farkas sempre esteve em contato com a fotografia. Após graduar-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mudou-se para Nova Iorque, onde estudou no International Center of Photography e na School of Visual Arts. Foi fotógrafo correspondente das revistas Veja e IstoÉ, onde também trabalhou como editor de fotografia. Ganhou o prêmio ABERTE e Bolsa Vitae de Artes/Fotografia. Seus trabalhos fazem parte de importantes acervos e museus brasileiros, além de estarem no acervo do ICP (International Center of Photography). Em 2015, dezesseis imagens do fotógrafo passam a integrar o acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris.
SERVIÇO
João Paulo Farkas na 9ª edição da SP-Arte/Foto – Feira de Fotografia de São Paulo
Quando: de 20 a 23 de agosto
Ingresso: entrada gratuita*
Palestra no ‘TALKS/Foto: Reflexões’: 21 de agosto (sexta-feira), das 18h30 às 20h
Onde: Shopping JK Iguatemi (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi)
Mais informações em www.sp-arte.com/foto e  www.brasileiros.com.br/arte-brasileiros
*As inscrições para participação no seminário estão encerradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário